C.R.A

RX Intra e Extra Bucal
Documentações
Modelos Ortodônticos
Tomografia Computadorizada
Panorâmica

É uma radiografia que fornece ao dentista, uma visão geral da face, com os dentes presentes e ossos adjacentes. Este exame é muito importante no início dos tratamentos e em avaliações periódicas da saúde bucal.

Permite verificar a presença de patologias ósseas e dentárias, assim como fraturas, perdas ósseas e ausências de elementos dentários, onde será possível um pré-diagnóstico inicial, localizando regiões que precisem de exames complementares.

Variações: Panorâmica, Panorâmica com traçado anatômico para implante e Panorâmica Infantil com redução da área de radiação.

Telerradiografia Lateral
Exame de eleição prioritária na ortodontia. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas, onde se avalia padrão facial, oclusão e o crescimento craniano, para diagnóstico e tratamento ortodôntico. Também muito utilizados em cirurgia bucomaxilofacial.
Rx. Periapical e Rx. Periapical Total

Rx. periapical

Permite analisar separadamente com riqueza de detalhes um grupo dentário e suas estruturas de suporte, dando clareza na visualização de coroa, polpa, raiz, periodonto e possíveis intervenções odontológicas realizadas no órgão dentário e adjacências. Com frequência é o exame de escolha na complementação de técnicas extra bucais.

Rx. periapical total / Levantamento Periapical / Periapical Boca Toda

Os nomes acima são sinônimos e denominações para o exame intra bucal, que visa radiografar a cavidade oral por completo. A Periapical Total é formada por 14 radiografias, realizadas em série, com a intenção de radiografar todos os elementos dentários. 

Dividindo os dentes em grupos e fazendo a tomada dos grupos por região, em 14 radiografias se consegue visualizar os 32 dentes de um adulto, caso suas arcadas sejam completas. Com o filme dentro da boca, suportado por um posicionador ou sustentado com o dedo do próprio paciente as radiografias são realizadas produzindo o exame Periapical Total. Cada periapical do exame completo, tem a finalidade de avaliar com riqueza de detalhes, os grupos dentários e as estruturas de suporte da região a qual representam.

Outros

Telerradiografia Frontal

Assim como na Telerradiografia Lateral, a Frontal também é muito requisitada pela ortodontia, onde com auxílio do estudo cefalométrico chega-se ao diagnóstico e tratamento ortodôntico. Na cirurgia bucomaxilofacial usa-se essa incidência para avaliar assimetrias, anormalidades e patologias.

Rx. Interproximal

Indicada apenas para regiões de pré-molares e molares, para avaliar principalmente as Proximais dos dentes e perda óssea. Realizado com o filme intra bucal, com boca fechada, em apenas uma tomada conseguimos avaliar a porção coronária dos dentes superior e inferior de um mesmo grupo dental. Importante para diagnóstico de cáries entre os dentes, observação adaptação marginal de próteses e restaurações e avaliação de perda óssea inicial.

Rx. Oclusal

Realizada com o filme dentro da boca, consegue-se avaliar a arcada toda em cada tomada. Tanto na mandíbula como na maxila observa-se expansão óssea (ortodontia/ortopedia), pesquisa de dentes inclusos, supranumerários, corpos estranhos etc.

Rx. ATM

A ATM (Articulação Têmporo Mandibular) é a articulação da boca com o crânio. A radiografia da ATM é um exame realizado em 2 posições, com a boca aberta e com boca fechada, para a obtenção de imagens das estruturas ósseas bilateralmente. É indicado para avaliar a integridade dos ossos e o posicionamento do côndilo na cavidade articular, que rege o tamanho e a eficiências da abertura da boca.

RX.Mãos e Punhos ou Índice Carpal

O rx da mão, em posição espalmada, é utilizado para avaliação da idade óssea e previsão de crescimento de crianças e adolescentes. A partir desses dados avalia-se a previsão de crescimento da face de uma criança, importante no início do tratamento ortodôntico.

Documentação Ortodôntica

É um conjunto de exames, imprescindíveis, que permite ao dentista avaliar, diagnosticar e planejar o tratamento ortodôntico. As documentações servem também como um registro para comparação e avaliação dos resultados do tratamento ortodôntico e como documentação legal.

Compõe: Telerradiografia com até 3 Traçados, Panorâmica, Adenóide e Erupção dos 3º molares, Periapicais dos Incisivos, 6 fotos (intra e extra orais), Modelos de Estudo, Fichas Clínicas e Pastas.

Variações: Ortodôntica Básica, Ortodôntica Econômica e Ortodôntica especial.

2---Doc-com-Modelo-Impresso-
Agora com Escaneamento Intra-oral, modelo 100% Digital em 3D possibilidade da Documentação 100% Digital, faça parte você também do movimento Eco Dentistas.
Propaganda do Eco Dentista
Documentação Ortopédica

Telerradiografia  com Traçado de Bimler e Mc Namara,  Panorâmica, 6 Fotos (intra e extra orais), Periapicais dos Incisivos, Modelos de Estudo, Modelos de Trabalho, Fichas Clínicas e Pasta.

Documentação Clínica

Panorâmica, 1 Foto(extra oral), 5 Fotos(intra-orais), Periapicais dos Incisivos, Interproximais dos Molares e Pré-molares, Envelope

Documentação Periodontal

Panorâmica , Periapical Total, Interproximais, 16 Fotos (extra e Intra orais), Ficha Clínica Periodontal, Modelos de Estudo e Pasta.

Modelo de Estudo por Escaneamento

O modelo de estudo por escaneamento é uma cópia fiel da boca do paciente resultante de um procedimento onde o paciente não tem o desconforto da moldagem, resultante num modelo virtual que pode ser impressos em 3D. Item de fundamental importância para o diagnóstico, onde o dentista pode observar detalhes impossíveis de serem visualizados na boca, analisar simetria dos arcos, inclinação dental, forma, tamanho e posição dos dentes.

Ao realizar o exame, o paciente é escaneado com um pequeno dispositivo intra oral, de tecnologia de ponta, gerando resultado rápido e preciso. A partir do escaneamento obtemos o arquivo .STL do modelo de estudo, que pode ser utilizado em programas específicos, oferecendo aos ortodôntistas informações de oclusão, medidas e ângulos. Ainda se tem vantagens da economia de espaço e seu arquivo digital on line com certificado digital.

Modelo Digital .STL no MeshViewer

Modelo Digital .STL no 3Shape

Modelo de Estudo Impresso 3D

Modelo de Trabalho

O modelo de trabalho tem outra função, que é a de utilizá-lo como base para confecção de aparelhos ortodônticos. No modelo de trabalho não é feita a base geométrica.

Modelo de Estudo de gesso

O modelo de estudo de gesso é uma cópia da boca do paciente, resultante de uma moldagem com alginato, posteriormente vazado em gesso e colocado numa base geométrica. Item de fundamental importância para o diagnóstico, onde o dentista pode observar detalhes impossíveis de serem visualizados na boca, analisar simetria dos arcos, inclinação dental, forma, tamanho e posição dos dentes.

Tomografia Cone Beam I-Cat

A Tomografia Cone Beam é método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação por meio de um feixe cônico de rx, que capta a imagem permitindo a reprodução precisa do complexo maxilo-mandibular nos três planos espaciais (axial, coronal e sagital) promovendo a geração de imagens em 3D.

A aplicação da tomografia computadorizada por feixe cônico é muito abrangente, podendo ser usada em todas as áreas da odontologia. O exame é rápido, confortável e com baixa dose de radiação. As imagens obtidas possuem alto padrão de qualidade, permitindo um diagnóstico e planejamento odontológicos com extrema perfeição.

A TC Cone Beam do CRA é realizada no Tomógrafo “I-CAT”, uma referência em imagem Tomográfica dos Estados Unidos, que você encontra em nossa clínica, o único na região. Além das vantagens da qualidade de imagem e da menor dose de radiação utilizada, o paciente realiza o exame sentado com conforto e segurança.

Tomografias Estendidas de Face (Protocolo SEG e SYM)

O Tomografo I-Cat realiza também tomadas de face completa, possibilitando aos pacientes e Dentistas utilizar as imagens em formato DICOM em Softwares específicos de manipulação de imagens ou requisitar os mais atuais Exames de Cefalometria 3D, muito utilizados na Ortodontia como:

-Protocolo SEG

-Protocolo SYM

Tomografia para Prototipagem e Guias Cirúrgicas

A Imagem no formato DICOM ainda pode ser requisitada com a finalidade de confecção de Prototipagem e Guias Cirúrgicas que são instrumentos auxiliares em cirurgias mais complexas ou que necessitem de maior precisão.

(consultar detalhes destes serviços)

Prototipagem
Imagem Ilustrativa
TC DIGITAL / I-CAT VISION / DENTAL SLICE / DICOM

As Tomografias Cone Beam proporcionam também uma série de Imagens Digitais que podem ser requisitadas na realização do exame:

– I-Cat Vision:

Softwares de Manipulação de Imagem, que no CRA é parte integrante das tomografias, CD Auto instalável de fácil manipulação para navegação da aquisição de imagens gravadas que auxilia os profissionais no diagnóstico e planejamento.


– Dental Slice:


O software DentalSlice é uma ferramenta de planejamento implantodôntico pré-operatório, Desenvolvido para oferecer auxílio cirúrgico-protético com precisão. Disponível em CD ou On Line.


– DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine):


Arquivo de dados gerado á partir uma aquisição de TC, com a finalidade de ser utilizado em programas específicos de manipulação de imagem, capazes de fazer a leitura desses dados.

Tomografia ATM

A TC Cone Beam é utilizada na avaliação das anormalidades ósseas da Articulação Têmporo Mandibular, auxiliando no diagnóstico de uma série de condições patológicas, como: processos degenerativos, fraturas e dinâmica de movimentos das articulações.

Fotos